segunda-feira, 9 de julho de 2012
O rei da fome
Há um livro, chamado "o rei da fome" da ilustradora e escritora Marilda Castanha, que eu simplesmente adoro! E sempre conto nas minhas contações, vou contar aqui com as minhas apropriações, mas leiam o livro, pois é uma graça!
Havia um rei, que comia histórias! Sim, ele comia as histórias que estavam guardadas nos livros. Todos os dias, os criados, lhe serviam no café da manhã, almoço, e jantar histórias...
Seu fiel criado, lhe trazia os mais diversos têmperos: pimenta, óregano, sal, mostarda, salsinha, canela, curry, manjericão entre outros... condimentos dignos de rei. Ás vezes cismava que o livro estava duro, então era necessário mandar de volta a panela, outras vezes, que o livro estava frio, e mandavam diretamente ao forno para aquecer. O fato é que regado a azeite ele comeu muitas histórias. A volta ao mundo em 80 dias, foi comido em duas horas. Alice no país das maravilhas em 1 hora e Branca de Neve, ah! esse foi em 10 minutos.
Além de provocar o sumiço nas prateleiras da Biblioteca real, o rei calado, não guardava consigo o segredo daquelas páginas, não adiantava insistir porque ele não contava nada pra ninguém. mas um dia, um dos serviçais, um moço que adorava ler, começou a ficar incomodado, pois em alguns dias, não restaria livros. Ele pensava em soluções, como em cortar a barriga do rei, assim, como o caçador fez para salvar a Chapeuzinho e a vovó ou espetar o dedo do rei em uma roca, para que ele pudesse dormir anos, como a Bela adormecida, não! O rei não cairia naquelas armadilhas. Então, o moço muito esperto, resolveu vigiar o rei, e naquele dia, o rei estava com tanta fome, que comeu toda a mitologia grega. Mas no outro dia, seu fiel serviçal, acordara muito doente, o rei quando soube, ficou irado de raiva - quem conseguiria mais livros para ele comer! Porque para conseguir os livros era uma baita burocracia, até que o moço gentilmente se ofereceu para fazer toda a papelada e pediu para o rei assinar. Foi aí, que o rei ficou acuadinho, tremendo feito gelatina. O rei não sabia escrever. A verdade é que o rei não sabendo o que fazer com tantos livros, resolveu comê-los e durante todos aqueles anos, era seu serviçal fiel quem assinava as requisições pra ele. Desmascarado o rei não teve saída, entrou na escola e hoje já está aprendendo a ler. Os livros daqui em diante não serão mais triturados e sim devorados pelos olhos do rei. E tudo foi resolvido, o rei está mudado e não gosta nem de livro arranhado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei
ResponderExcluir