terça-feira, 5 de novembro de 2013

Baobá, árvore sagrada





Eu deveria estar fazendo um relatório, mas comecei a pesquisar sobre os baobás, minha árvore favorita. Com certeza fui um baobá em outra existência, pois me fascina essa árvore bela, mistíca, onde tudo se aproveita. Sagrada, símbolo das histórias, símbolo da África, país que tanto almejo conhecer. Houve um tempo em que eu dormia com uma gravura do baobá embaixo do travesseiro, eu acreditava que poderia em sonhos abraçá-lo, ou entrar dentro dela. Ela vive muito mais de cem, de mil anos... Ela é a árvore de onde se colhem as histórias.
Eu adoro histórias de baobás...
Existe uma que começa assim...
Quando a vida começou, o criador, fez surgir tudo no mundo, mas ele criou primeiro foi o BAOBÁ!
Mas do lado do baobá, havia um charco e, o baobá se olhava, naquele espelho d´água e dizia insatisfeito:
Por que não sou como aquela outra árvore? Ora achava que poderia ser mais magra, ter mais cabelos, ser mais lisa... e assim ia... vivia reclamando da sua aparência.
O Criador que tudo ouvia, vivia a dizer que ela era linda, que havia sido sua primeira criação.
Mas o baobá implorava tanto por mudanças, que o criador que já estava com seu serviço atrasado, pois ainda tinha que fazer os homens, ficou tão irritado, mas tão irritado que agarrou o baobá, arrancou-o do chão e o plantou novamente, só que dessa vez... De cabeça para baixo, para que a árvore ficasse de boca calada. Isso explica a sua aparência, é como se as raizes ficassem em cima, na copa, parece uma árvore virada de cabeça pra baixo. Até hoje, dizem que os galhos do baobá, voltados para o alto, parecem braços, que continuam a clamar pelo Criador. Também existem outras histórias de baobás, uma delas, tem a presença de um coelho e de uma hiena, seja como for, o baobá sempre têm histórias pra contar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário